241_logo-02 - Copia (2) - Copia - Copia

NOSSO BLOG

 

5 dicas para uma landing page de sucesso

por Leonardo Muller

Entenda o que é uma landing page, seus principais benefícios para um negócio e conheça nossas 5 dicas para uma página de conversão de sucesso.

Nos últimos anos, com a consolidação do Marketing Digital, a adoção de estratégias que envolvem a criação de landing pages tem crescido.

Cada vez mais as empresas têm inserido a criação de uma landing page dentro da sua estratégia de divulgação e de vendas. Porém, para que uma landing page gere mesmo conversões, ela precisa ser criada de maneira assertiva.

E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender mais o que é uma landing page, quais são os seus principais benefícios e 5 dicas para criar uma landing page de sucesso.

O que é uma Landing page?

Numa tradução direta, landing page significa “página de aterrissagem”. Ou seja, a página inicial que um usuário acessa para entrar em um site como, por exemplo, a home page.

Porém, dentro das ações de Marketing Digital, o conceito de landing page torna-se muito mais estratégico. No geral, ela é criada objetivando a conversão.

De acordo com o Portal Resultados Digitais, para atingir o objetivo da conversão, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão.

Qual é a diferença entre Landing Page e site?

É muito comum a confusão entre site e landing page. De acordo com o Portal Rock Content, a Landing Page tem a função de conversão em leads, enquanto o site oferece conteúdo relevante e muito mais amplo para o seu público.

Portanto, dentro de uma estratégia digital, é importante que o seu site tenha uma boa estrutura de SEO para que seja encontrado nos motores de busca.

Dicas para uma landing page de sucesso

Para que uma landing page consiga converter, é importante que ela tenha alguns elementos básicos desenvolvidos de maneira estratégica. Veja nossas 5 dicas:

Dica 1: Oferta de valor

Lembre-se: as pessoas não vão, simplesmente, entrar em uma página e começar a preencher formulários com suas informações pessoais de maneira totalmente espontânea.

Por isso, como explica o Portal Rock Content, é necessário ter em mente que a oferta de uma Landing Page precisa gerar muito valor para quem visita aquela página. Ou seja, não pode ser uma informação simples que pode ser encontrada em qualquer lugar através de uma pesquisa simples pelo Google.

Dica 2: Título e subtítulo

Um dado divulgado pelo Copyblogger, diz que 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho. Somente 2 em cada 10 lerão o restante da página.

Por isso, é importante focar em um título e um subtítulo que instiguem o usuário a continuar na landing page. No geral, esse título precisa transmitir a ideia de ser:

  • Útil.
  • Urgente.
  • Único.
  • Específico.

Dica 3: Imagens

É importante se trabalhar com a parte visual da landing page, ilustrando o que a empresa está oferecendo e vendendo.

Por exemplo, se for um e-book, coloque a imagem da capa dele. Não use imagens que transmitam amadorismo.

Dica 4: Copywriting

Seja persuasivo com o texto da landing page. Além disso, escreva de uma forma agradável como, por exemplo, através de frases curtas, utilizando tópicos (bullet points), destacando as palavras principais, dentre outras técnicas.

Lembre-se: a landing page precisa ser objetiva, mas também precisa convencer o usuário de realizar determinada ação.

  • CTA (Call To Action): CTA significa call-to-action ou chamada para ação, em português. Na prática, é o local no qual seu usuário deve clicar para garantir a conversão. Ele precisa estar em destaque na página, ou seja, se você usou tons de azul-claro em sua Landing Page, o botão de CTA pode vir em amarelo ou qualquer outra cor que se destaque. Além disso, opte por verbos de ação e que estimulem essa tão esperada conversão, como “Baixe grátis”, “Inscreva-se aqui”, entre outras possibilidades, conforme pontua o Portal Resultados Digitais.

Dica 5: Formulário

Seja o formulário para baixar o e-book ou para a efetivação da compra, é necessário pensar em quais informações você quer/precisa obter.

No geral, quanto mais longo for o formulário, menor será a conversão.

Benefícios da landing page

Como as landing pages são criadas com um único foco e objetivo – a conversão – elas geram inúmeros benefícios para a estratégia de Marketing Digital de um negócio, tais como:

  • Geração de leads: muitas vezes a criação de uma landing page está relacionada com ações de Topo de Funil dentro do conceito de Funil de Vendas. Com a criação de uma landing page eficiente é possível gerar um número elevado de leads qualificados.
  • Segmentação do seu público: é possível para uma empresa criar, por exemplo, 3 (três) landing pages para produtos ou serviços distintos. Desta forma, ela terá acesso a informações segmentadas dos diferentes perfis para utilizar tais informações para a definição de estratégias ainda mais direcionadas.
  • Economicidade: no geral, a criação de landing pages é uma estratégia que não envolve um investimento alto. Assim, ela é acessível para a maior parte das empresas, inclusive aquelas pequenas. Como ela tem uma alta taxa conversão, acaba sendo uma estratégia com excelente custo-benefício.

Mas para alcançar todos estes benefícios, é necessária a criação de uma landing page estratégica e totalmente orientada para a conversão.

A Agência 241 tem soluções individualizadas para atender o seu negócio e fazer com que suas vendas aumentem o ano todo, inclusive através landing pages. Fale agora mesmo com nosso time de especialistas.

Artigos Relacionados

10 Dicas Para Seu E-commerce Decolar em 2023​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.