241_logo-02 - Copia (2) - Copia - Copia

NOSSO BLOG

 

Como criar uma loja virtual para vender muito

por Alessandra Giovana

Como criar uma loja virtual para vender muito

Já sabemos que pandemia impulsionou o crescimento do e-commerce no Brasil. Porém, quem imaginou que seria uma tendência passageira, enganou-se. É possível observar a consolidação das compras através das lojas virtuais e o amadurecimento na forma de realizar as compras online, sendo que os consumidores têm explorado, cada vez mais, novas categorias no e-commerce.

Por isso, ter uma loja virtual é essencial para qualquer negócio, independentemente do porte ou do segmento. Inclusive, o ambiente digital é bem democrático: com estratégias assertivas, é possível que uma pequena loja virtual concorra, em “pé de igualdade”, com os grandes e-commerces.

E para conhecer mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender como montar uma loja virtual e ver como criar um site de vendas de sucesso.

Loja virtual e o aumento de vendas

As vendas por meio das lojas virtuais têm batido grandes recordes. Conforme dados do Relatório Webshoppers (46ª edição, 2022), o faturamento do e-commerce brasileiro durante o 1º semestre de 2022 foi de R$118,6 bilhões em vendas, representando um aumento de 6% em comparação ao mesmo período de 2021.

As categorias que tiveram mais destaques foram:

  • Casa & Decoração
  • Alimentos & Bebidas
  • Perfumaria de Cosméticos
  • Moda & Acessórios
  • Eletrodomésticos
  • Esporte & Lazer

 

Além disso, o ticket médio foi de R$412. E como é a jornada de compra do consumidor até à loja virtual? A mesma pesquisa mostrou que esta jornada se inicia, principalmente, por meio de sites de buscas como o Google (12%), redes sociais (16%) e digitando o nome da loja (16%).

Um outro dado interessante: os melhores dias de vendas para as lojas virtuais são de terça-feira a sábado.

Mas você sabe o que é uma loja virtual?

A loja virtual é a plataforma pela qual uma empresa irá vender seu produto. Ou seja, por ser uma loja da empresa (mas no ambiente virtual), ela precisa ter um bom design e uma identidade visual aderente à marca, assim como ter as regras de negócios (por exemplo, as formas de pagamento e como é a logística) e outras informações importantes para a tomada de decisão do cliente.

Além disso, é necessário investir em divulgação para atrair visitantes, já que o “endereço” da sua loja virtual é novo. A loja virtual própria também permite a criação e implantação de estratégias mais específicas que gerem, por exemplo, um aumento da taxa de conversão.

A importância de criar um site de vendas

Atualmente, criar uma loja online pode parecer ser fácil e simples. Porém, ter uma loja virtual que realmente gere vendas pode trazer muito desafios.

Quando pensamos em um site de vendas realmente eficiente e que gere lucros, é preciso levar em consideração alguns pontos. Obviamente que o primeiro é que esta loja virtual ofereça produtos ou serviços que atendam às necessidades do respectivo público. Mas há outros também importantes. Vamos ver quais são?

Estrutura da loja virtual

A loja virtual que realmente vende precisa ser sexy, funcional, instintiva, fácil, rápida e segura. Assim, o seu site de vendas tem que gerar uma experiência positiva e que leve em consideração a jornada de compra do cliente.

Diversos estudos mostram que, nas nossas relações pessoais, a primeira impressão sobre as pessoas é formada em menos de 30 segundos. Se fazemos esse pré-julgamento com outras pessoas, certamente também fazemos o mesmo quando estamos comprando online, não é?!

Aqui na Agência 241 usamos o termo “loja virtual sexy” para exemplificar um e-commerce que é atrativo para o respectivo público e, obviamente, gerando vendas.

Segurança

Você sabia que muitos clientes desistem de finalizar a compra em uma loja virtual devido à insegurança do site e dos meios de pagamento? Assim, é fundamental cumprir os principais protocolos de segurança como, por exemplo, o Certificado SSL (Secure Socket Layer).

Loja virtual x loja física: a importância de pensar no omnichannel

O conceito de omnichannel tem sido muito difundido nos últimos anos. Sua origem está relacionada com a mudança do comportamento do consumidor, que está mais bem informado e exigente. E para atender esse novo consumidor é necessário criar de uma conexão entre os diferentes canais de uma empresa.

Ou seja, omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo entre os diversos canais, objetivando uma maior integração entre o online e offline e oferecendo uma melhor experiência para o cliente.

Assim, em termos prático, isso significa uma maior integração entre a loja física e a loja virtual.

Integração da loja virtual: alguns desafios

Como foi visto, o consumidor está mais exigente. Logo, ele quer experimentar a loja virtual e a loja física dentro de uma experiência única. Por exemplo, o consumidor quer flexibilidade de comprar na loja virtual e poder optar por retirar o produto na loja física. Isso acontece porque ele vê a empresa como uma marca única e não quer saber se, em termos operacionais, há ou não uma divisão. Ele quer a satisfação durante toda a sua jornada de compra.

Mas, para isso, é necessário que a organização tenha uma integração entre a loja física e a loja virtual. Daí a importância de poder contar com um time de especialistas.

Como criar uma loja virtual: veja o passo a passo de como criar um site de vendas

Vamos ver os principais passos para criar uma loja virtual para a sua marca?

  • Registro do domínio;
  • Definição do servidor;
  • Estruturação da plataforma da loja virtual;
  • Definição do template;
  • Definição das formas de pagamento;
  • Organização da logística;
  • Cadastro dos produtos;
  • Divulgação.

 

Ufa! Isso aqui é só um resumo dos principais pontos para criar uma loja virtual. Você viu que criar um site de vendas leva tempo e exige uma grande equipe especializada nas mais diversas áreas, não é mesmo?!

E, com o aumento da concorrência, inclusive no ambiente digital, já não há espaço para amadorismos. Por isso, que tal você deixar a criação da sua loja virtual com um time especializado e profissional?

A Agência 241 tem soluções personalizadas para criar a sua loja virtual que realmente gere vendas para o seu negócio. Entre em contato hoje mesmo com o time 241.

Artigos Relacionados

10 Dicas Para Seu E-commerce Decolar em 2023​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.