241_logo-02 - Copia (2) - Copia - Copia

NOSSO BLOG

 

E-commerce: 4 dicas para aumentar as vendas em datas comemorativas

por Leonardo Muller

Entenda a importância das datas comemorativas para aumentar as vendas no seu e-commerce através destas quatro dicas.

Quando se trata de vendas, as datas comemorativas, no geral, acabam impulsionando esses números. Durante muito tempo só o varejo tradicional criava estratégias e ações para aproveitar tais ocasiões.

Porém, como o aumento das vendas através do e-commerce e o amadurecimento destas lojas virtuais, há inúmeros esforços nesta direção: aproveitar estas datas para vender ainda mais. E quem pode se beneficiar destes atrativos não são apenas as grandes empresas: os pequenos negócios também estão em alta. Uma pesquisa da Locaweb com 2.000 pessoas mostrou que 32% dos entrevistados dizem comprar igualmente de pequenas e de grandes empresas.

Mas o que leva as pessoas a comprarem no ambiente virtual? A mesma pesquisa mostrou que 66% afirmaram que compram na internet porque os preços são melhores do que no varejo físico. Além disso, a existência de mais promoções, a conveniência de não precisar sair de casa para realizar a compra, a possibilidade de comparar preços e o acesso a produtos de outras localidades também foram apontadas como vantagens do e-commerce (fonte: CNN Brasil).

E para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos dar dicas de como usar essas datas especiais para aumentar ainda mais as vendas no e-commerce.

Datas comemorativas são mesmo importantes para as vendas no e-commerce?

As datas comemorativas podem trazer diversos impactos positivos para as vendas, desde que as marcas consigam implementar uma estratégia mais assertiva e próxima ao seu público, aproveitando tais momentos com apelos criativos.

E mesmo no atual contexto de alta inflação e aumento de desemprego, é possível criar ações estratégicas no e-commerce para vender mais durante as datas especiais. Por exemplo, o Instituto Qualibest explica que, mesmo durante períodos de crise como aquela gerada pela pandemia, as datas comemorativas acabam representando um percentual significativo do faturamento anual de muitas empresas.

Já outro levantamento realizado pela Ebit Nielsen revelou que, quando os consumidores compram um produto online, eles consideram o valor do frete um dos principais motivadores de compra no e-commerce, sendo que o número de pedidos com frete grátis aumentou 41% em 2020. Neste mesmo ano, por exemplo, as datas comemorativas tiveram um forte crescimento no online, representando 34% do faturamento do e-commerce, segundo dados da pesquisa Webshoppers.

Benefícios para o negócio

Não é só o faturamento que pode ser beneficiado com as datas comemorativas. Há outros importantes indicadores que são impactados, dentre eles:

  • Aumento do ticket médio;
  • Aumento do número de vendas;
  • Aumento da base de clientes ativos;
  • Aumento do tráfego.

Principais datas comemorativas para o e-commerce

De acordo com o Portal Reclame Aqui, as datas comemorativas funcionam como espécies de gatilhos de vendas. Assim, com criatividade, é possível fazer um calendário com várias datas: desde as mais tradicionais (como as listadas a seguir), como as alternativas como, por exemplo, o Dia da Mulher ou o Dia do Beijo.

No caso do e-commerce, as datas mais importantes são:

  • Dia do Consumidor
  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia dos Namorados
  • Dia dos Pais
  • Dia do Cliente
  • Dia das Crianças
  • Black Friday
  • Cyber Monday
  • Natal

Dicas para vender mais nas datas comemorativas

Selecionamos para você 4 dicas práticas e fáceis para serem implementadas no seu e-commerce para te auxiliar a aumentar as suas vendas nestas datas especiais.

Dica 1: Planeje um calendário de vendas

Um bom planejamento começa por entender seu público-alvo, suas características e hábitos para, a partir desta análise, associar com o seu produto para definir quais datas comemorativas fazem sentido para investir no seu e-commerce.

Com base nestas informações, crie seu calendário de vendas. Priorize as datas com maior aderência ao seu negócio e faça seu calendário de vendas para o ano todo.

Dica 2: Adapte seu site ao tema especial

As lojas físicas têm o recurso de trabalhar a vitrine e, nas datas especiais, essa decoração é incrementada.

O e-commerce pode trabalhar também com o visual da plataforma, o layout e as cores, para se tornar atrativo para os potenciais clientes. Ou seja, mantenha sempre seu site atualizado.

Além disso, considere que haverá um aumento de acessos no período. Por isso, é necessário que seu e-commerce esteja preparado para este aumento de vendas. Contar com uma empresa especializada na criação de e-commerces (lojas virtuais) é fundamental.

Dica 3: Faça promoções verdadeiras

Aproveite a ocasião para oferecer bons descontos, principalmente naqueles produtos que não tiveram o desempenho esperado nos meses anteriores.

Além disso, de acordo com seu negócio, crie kits promocionais ligados à data comemorativa como, por exemplo, durante o Dia dos Namorados ou Páscoa, oferecendo kits com embalagem temática.

Dica 4: Divulgue

Não adianta você realizar o melhor planejamento e criar as melhores promoções se essas informações não chegarem ao seu público, não é mesmo?!

Por isso, a divulgação é essencial. Neste sentindo, as redes sociais (como o Instagram e o Facebook), além do Google (propaganda paga) são ações importantes.

Assim, as datas comemorativas serão muito importantes para alavancar as vendas do seu e-commerce.

Está com dúvidas de como aproveitar melhor todas as potencialidades do seu e-commerce? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas. A Agência 241 tem soluções individualizadas para atender o seu negócio e fazer com que suas vendas aumentem o ano todo, inclusive durante as datas comemorativas.

Artigos Relacionados

10 Dicas Para Seu E-commerce Decolar em 2023​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.