241_logo-02 - Copia (2) - Copia - Copia

NOSSO BLOG

 

Presença digital para um negócio de sucesso: o que é preciso saber?

por Leonardo Muller

Entenda o que é presença digital e veja a importância de ter uma estratégia estruturada para ter sucesso e vender mais.

Cada vez mais, as redes sociais tomam conta da nossa vida (e dos nossos negócios). E muita empresa confunde presença digital com Instagram e TikTok. Ter presença digital é estar ON na internet, nos canais que fazem sentido para o seu negócio e para o perfil dos seus clientes.

Pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários. Isso representa um aumento de 7% em relação a 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa (fonte: Agência Brasil). Ou seja, são dezenas de pessoas conectadas ao ambiente online. E sua empresa precisa estar onde seu cliente está, não é mesmo?

E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender mais o que é presença digital e explicar como seu negócio pode se posicionar de maneira mais estratégica.

Entendendo o que é presença digital

O termo presença digital está relacionado com toda informação de uma empresa que está presente e pode ser encontrada pela internet. A presença digital envolve diversas formas e canais, tais como:

  • Site institucional;
  • Blog;
  • Google Meu Negócio;
  • E-commerce;
  • WhatsApp Business;
  • YouTube;
  • Redes Sociais, tais como Instagram, TikTok, LinkedIn, Facebook;
  • Além de outras formas.

Para elucidar o quanto o brasileiro está conectado: uma pesquisa da We Are Social (2021) revelou que o brasileiro passa mais de 10h na internet por dia. Deste total, mais de 3 horas por dia são dedicadas apenas às mídias sociais.

O poder da pesquisa online na jornada de compra do cliente

Um erro comum de muitos empresários é acreditarem que a internet precisa ser apenas uma forma de vendas. Obviamente que usar o poder da internet para potencializar as vendas de um negócio é uma estratégia fabulosa.

Porém, nem todo negócio tem perfil para conseguir vender online (ou seja, ter um e-commerce). Mas isso não significa que é para ignorar a sua presença digital.

O estudo State of Search Brasil 2 de novembro de 2021 mostrou o poder da pesquisa pela internet na jornada de compra do brasileiro.

Neste levantamento, destaca-se a informação de que a pesquisa na internet é um processo decisivo na jornada de compra dos consumidores do Brasil. Por exemplo, das pessoas que compraram em lojas físicas nos últimos 12 meses, 19% fizeram uma pesquisa no Google (e em outros buscadores) antes de efetivar a compra, enquanto 12% pesquisaram em marketplaces, tais como Magazine Luiza, Submarino, Americanas, dentre outros.

Uma outra informação bem interessante: os dados também indicam que 88% dos brasileiros utilizaram o Google para fazer alguma busca online no último ano. Entre eles, 82% usaram o buscador para pesquisar conteúdos e informações e 70% para procurar produtos com a finalidade de consumo.

Assim, mesmo que o seu cliente não realize a compra pela internet, certamente ele vai utilizar o ambiente digital para fazer pesquisas sobre a sua empresa ou o seu produto em algum momento da sua jornada, não é mesmo?

Formas de ter presença online que não envolvam ter um e-commerce

Nem só de vendas online vive um negócio, não é mesmo? E nem só de e-commerce vive uma presença digital estratégica.

Algumas formas para o seu negócio ter presença online:

  • Google Meu Negócio: essa ferramenta lançada em 2014 é gratuita e possibilita que as empresas gerenciem sua presença no Google, tanto nos resultados orgânicos de pesquisa quanto no Google Maps. Desta forma, as informações podem ser visualizadas pelo potencial cliente nas suas buscas pelo Google de acordo com sua proximidade no mapa.
  • Site: ter um site da empresa, assim como estar com informações atualizadas é imprescindível para trazer credibilidade para o negócio.
  • Redes Sociais: utilizar as redes sociais, como o Instagram, TikTok, Facebook, dentre outras, para se aproximar do seu público e divulgar o seu negócio também é uma estratégia importante para ter uma presença relevante na internet. Porém, cuidado: seu negócio não precisar estar presente em todas as redes sociais. Apenas naquelas que fazem sentido de acordo com a estratégia planejada, ok?

E sobre compra online: qual é o perfil do consumidor?

Como vimos, quando falamos em presença digital, ela também pode envolver ter sim um e-commerce, quando esta estratégia tiver aderência ao produto/serviço e ao perfil do público.

Mas, afinal, como é o perfil deste cliente online? Quem pensa que apenas os adultos jovens se aventuram a comprar online, enganou-se. Segundo dados da pesquisa Webshoppers, a faixa daqueles com mais de 50 anos foi a única que cresceu entre os consumidores do comércio eletrônico em 2021. O que isso significa? As compras de quem tem 50 anos ou mais representou 33,9% dos pedidos online em 2021: foi a primeira vez que essa faixa etária ultrapassou a dos adultos de 35 a 49 anos (33,2%), historicamente o maior público que compra pela internet (Fonte: Folha de S. Paulo).

Vamos conhecer mais a faixa etária de quem compra no e-commerce?

  • 18 e 24 anos: 10,3%
  • 25 e 34 anos: 24,1%
  • 35 e 49 anos: 33,3%
  • 50 e 64 anos: 22,4%
  • Acima de 64 anos: 8,9%

Meu negócio não tem presença digital: ainda vale a pena investir nisso?

Com certeza. Nunca é tarde para seu negócio investir em uma presença digital estruturada e estratégica, seja com a criação de um site institucional, um e-commerce ou outros canais.

Está com dúvidas de como ter uma presença digital estratégica? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas. A Agência 241 tem soluções individualizadas para atender o seu negócio e fazer com que suas vendas aumentem o ano todo.

Artigos Relacionados

10 Dicas Para Seu E-commerce Decolar em 2023​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.