241_logo-02 - Copia (2) - Copia - Copia

NOSSO BLOG

 

Qual é a importância da identidade visual para um negócio?

por Leonardo Muller

Entenda o que é identidade visual e veja o seu impacto para o aumento das vendas de uma empresa.

Tem algumas marcas que estão sempre em nossa memória, não é mesmo?! O tipo de letra da Coca Cola, por exemplo: totalmente marcante. Ou as cores vermelha e amarela: muitos de nós associamos logo com a Mc Donald´s. E o famoso azul Tiffanny? São centenas de exemplos como as marcas podem ficar no nosso imaginário e, grande parte deles, estão associados a elementos que compõem uma identidade visual marcante. Mas você sabia que nada disso é por acaso? Há toda uma estratégia para a criação de uma identidade visual de uma empresa ou produto.

As marcas precisam contar histórias. E neste contexto, a identidade visual pode ser essencial para esse storytelling e, com isso, gerar uma maior conexão e engajamento com o seu público, permanecendo na sua cabeça, mesmo quando a marca não está ativada.

E para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender mais o que é identidade visual e ver o seu impacto para o aumento das vendas de uma empresa.

Você sabe realmente o que é identidade visual?

Muitas pessoas confundem identidade visual com logomarca. De acordo com o Portal Neil Patel, identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. As cores, tipografias, formatos possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a identidade visual e missão de uma empresa, por exemplo.

Completando, o Rock Content pontua que identidade visual é o conjunto que envolve a tipografia, design gráfico e escolha de cores institucionais que, de maneira integrada, criam um rosto e uma voz para a empresa. Ou seja, são características que imprimem sensações e expectativas dentro do público mesmo que ele não tenha totalmente consciência disso.

Da mesma forma que as pessoas têm uma identidade que a diferencia das demais, as marcas também precisam de uma identidade própria e única. Porém, diferentemente das pessoas, as marcas podem criar as suas próprias identidades de acordo com as suas crenças, mensagem que querem transmitir, dentre outros elementos.

Assim, a identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e, até mesmo, necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos (fonte: Rock Content).

A importância da escolha das cores para a sua marca

Como vimos, a escolha das cores não pode ser algo aleatório: o empresário gosta do azul ou do preto, logo, vai usar estas cores na identidade da empresa. A definição das cores de uma identidade visual precisa ser intencional e estratégica, pois ela passa uma mensagem.

O Wix Blog explica que o uso consistente e estratégico das cores de um negócio pode aumentar a visibilidade e o reconhecimento de uma marca e de uma empresa.

Algumas das principais utilizações das cores de uma determinada marca incluem:

  • logo da empresa;
  • esquema de cores do site;
  • redes sociais;
  • banners;
  • E muito mais

De acordo com o Quick Sprout, a cor de um produto representa 85% do motivo de uma compra. O que isso significa? Significa que que escolher corretamente os tons de uma marca, embalagens e anúncios pode sim surpreender positivamente, além de influenciar o comportamento do consumidor.

Além disso, de acordo com um levantamento realizado por Satyendra Singh, 90% das decisões instantâneas relacionadas às compras são tomadas por influência das cores.

O impacto da identidade visual para as vendas

Será mesmo que investir em uma identidade visual estratégica pode trazer aumento do faturamento? Sim! Uma pesquisa feita pela SmarTalk, em 2020, apontou que 89% das empresas afirmam que o investimento em design aumentou o faturamento, sendo 50% deste investimento feito diretamente em design gráfico.

Além disso, 63% dos entrevistados revelaram que viram relação entre o investimento em design com o aumento no faturamento. Já 47% afirmaram que o design aumentou a competitividade da empresa e 87% afirmaram que o design gráfico ajudou a abrir novos mercados (fonte: Jornal Tribuna).

E para a loja física?

Quando o assunto é loja física, a identidade visual também pode trazer grandes impactos para as vendas. Uma pesquisa do Sebrae mostrou que ao investir em elementos visuais de um estabelecimento, as vendas podem aumentar até 40%. O impacto baseia-se nos estudos de comportamento do consumidor e suas reações a formas, cores e outros efeitos do neuromarketing.

Mas o que torna uma identidade visual ruim?

Essa é a pergunta de 1 milhão, não é mesmo?! Porém, apesar de parecer subjetivo, é possível sim elencar alguns erros mais comuns quando o assunto é identidade visual e os principais deslizes cometidos:

  • Excesso de cores e efeitos: o menos, muitas vezes, é mais!
  • Falta de clareza: a identidade visual não deixa clara a mensagem que se deseja passar;
  • Escolher fontes inadequadas: até a fonte escolhida, quando utilizada de maneira correta, ajuda a reforçar a mensagem da identidade visual.

Ainda está com dúvidas sobre como a identidade visual pode aumentar as vendas da sua empresa? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas. A Agência 241 tem soluções individualizadas para atender o seu negócio e fazer com que suas vendas aumentem o ano todo.

Artigos Relacionados

10 Dicas Para Seu E-commerce Decolar em 2023​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.