241_logo-02 - Copia (2) - Copia - Copia

NOSSO BLOG

 

Qual é a importância de um site institucional para o seu negócio?

por Leonardo Muller

Entenda o que é um site institucional e veja quais são os principais benefícios para o seu negócio.

Se você ainda questiona por que uma empresa precisa ter um site, pense: você conhece alguma grande marca de sucesso que não tenha um site próprio? Independentemente do setor ou do segmento, local ou tamanho, esse é o ponto comum entre todos os negócios de sucesso. Ter um site próprio é a presença digital mínima de que sua empresa precisa, conforme pontua Resultados Digitais.

O Portal Administradores explica que os consumidores atuais buscam informações atualizadas antes de fazer qualquer tipo de negócio. Esse comportamento acontece mesmo em relação a empresas que eles já conhecem. E como é realizada esta busca por informação? A internet acaba sendo o meio mais prático para pesquisa. Daí a importância de ter um site institucional incrível e atualizado.

E para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos explicar mais sobre o comportamento do consumidor, o que é um site institucional e a sua importância para um negócio.

O comportamento do consumidor

Antes de falarmos sobre a importância de um site institucional, é fundamental entendermos o atual comportamento do consumidor.

De acordo com um levantamento da Math Ads, nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra. E será que este comportamento só é comum quando falamos de vendas online? Não! Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das capitais brasileiras indicou que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, principalmente quando se trata de:

  • Eletrodomésticos: 59%;
  •  Celulares e smartphones: 57%;
  • Eletrônicos: 50%.

Além disso, 80% de usuários que têm smartphone usam o telefone para decidir sobre a compra enquanto estão numa loja física (fonte: Revista Veja).

Ou seja, é um hábito comum dos brasileiros, em algum momento da sua jornada de compra (mesmo quando se trata de lojas físicas), realizar alguma pesquisa na internet.

Mas, afinal, o que é um site institucional?

Estar na internet, ou seja, ter presença digital significa estar presente em diversos canais, inclusive nos motores de busca. Neste contexto, o site institucional adquire uma enorme relevância. Mas você sabe o que é um site institucional?

De acordo com o Portal Neil Patel, o site institucional é o endereço da empresa na web onde o negócio é representado em páginas virtuais que promovem a marca, os produtos e os serviços.

Desta forma, o site institucional acaba por concentrar todas as informações importantes sobre a empresa, além de atrair clientes, oferecer atendimento e fortalecer a marca como um todo.

Mas será que ter um site institucional é relevante?

Muitos empresários que têm loja física e não vendem pela internet pensa, erroneamente, que não é necessário ter um site institucional. Este erro é muito comum.

Obviamente que vender é o desejo de toda a empresa e este é sim uma das possibilidades de um site institucional. Mas não só.

No caso de um negócio físico e local, que não pretende realizar vendas através da internet, o site institucional é fundamental para atrair novos clientes e se relacionar com o seu público.

Como foi explicado, em algum momento da jornada do consumidor ele usa o Google para pesquisa, não é mesmo?! Por exemplo, você é um nutricionista e tem um consultório em São Paulo. Em algum momento, potenciais pacientes irão digitar no Google “nutricionista em São Paulo”. Neste caso, o site institucional do seu consultório irá aparecer nesta busca.
Além disso, ter um site próprio transmite uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone. Ou seja, gera uma primeira impressão impactante e positiva.

Importância de um site institucional para o seu negócio

O Sebrae Minas Gerais (Sebrae/MG) explica que, ao criar um site, a empresa apresenta uma imagem profissional. O site institucional induz confiança e credibilidade.

Além disso, apesar de ser muito importante a presença nas redes sociais, como no Instagram, quando a empresa também tem um site institucional ela não se torna refém de um único canal.

Um outro ponto positivo é que o site pode ser encontrado de maneira orgânica. Como já vimos, cada vez mais torna-se comum o cliente buscar no Google o produto ou o serviço que precisa. E esse “encontro” pode ser muito mais impactante do que, por exemplo, o uso de anúncios publicitários tradicionais.

Ou seja, criar um site institucional é a forma mais fácil de ser encontrado na internet. Além disso, com técnicas de otimização, é possível que o seu site fique bem-posicionado.

Um outro benefício que o site institucional pode trazer para o seu negócio é a expansão para novos mercados. Os seus produtos ou serviços podem ser vendidos para clientes que nunca iriam até a sua loja física, seja por distância, seja por falta de tempo, por desconhecimento, dentre outros motivos.

O que o seu site precisa ter?

Claro que o conteúdo do site vai variar de negócio para negócio. Porém, de maneira geral, no website é importante destacar:

  • história do negócio
  • propósito
  • principais serviços ou produtos
  • formas de entrar em contato
  • como comprar
  • prova social (depoimentos)
  • dentre outros

E o que você está esperando para ter hoje mesmo um site institucional para o seu negócio?

Está com dúvidas de como aproveitar melhor todos os benefícios de um site institucional? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas. A Agência 241 tem soluções individualizadas para atender o seu negócio e fazer com que suas vendas aumentem o ano todo, tanto através da criação sites, de landing pages, e-commerces, assim como o desenvolvimento de diversas estratégias de Marketing Digital.

Artigos Relacionados

10 Dicas Para Seu E-commerce Decolar em 2023​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.