241_logo-02 - Copia (2) - Copia - Copia

NOSSO BLOG

 

Vale a pena criar um e-commerce mesmo tendo uma loja física?

por Leonardo Muller

Conheça os benefícios de um e-commerce mesmo quando já se tem uma loja física.

Já sabemos que a pandemia de coronavírus acelerou a digitalização da economia, em especial diversas empresas que, até então, não tinham ampliado sua atuação para o mundo virtual.

Porém, muitas organizações conseguiram sobreviver apenas no mundo offline e, com o retorno à sua certa “normalidade”, não compreendem a importância de investirem em um e-commerce. É aquele pensamento mais antigo: “Time que está ganhando, não se mexe”.

Mas não é assim: time que está ganhando se mexe sim! Lembre-se: a sua concorrência está se mexendo e muito. Além disso, seu cliente está cada vez mais exigente. Por isso, é vital transformar-se em um cenário de constantes mudanças.

E para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos explicar os principais benefícios em abrir um e-commerce, mesmo quando já se tem uma loja física.

Como funciona um e-commerce?

O e-commerce é um canal de vendas de produtos ou de serviços pela internet. Ou seja, toda a apresentação, negociação, venda e pagamento é realizada de forma online, sem que haja a necessidade de o consumidor sair de casa para isso.

E-commerce e loja física: é melhor investir em qual dos dois?

De acordo com o Portal Rock Content, para quem já tem uma empresa física, vender também na internet faz com que o negócio aumente as suas vendas com um novo canal de vendas, além de gerar mais visibilidade para a marca.

Além disso, o ano de 2022 continuará propício para o e-commerce. O Consumidor Moderno explica que são muitos os fatores que impactam na satisfação dos consumidores com as lojas online. No entanto, boa parte das pesquisas apontam para algumas razões bem mais claras: empresas que fornecem a entrega no prazo combinado e um atendimento rápido e assertivo já conquistam os clientes logo de cara.

Além disso, é importante destacar que, pelo menos, 31% dos entrevistados são muito influenciados pelos valores e princípios da empresa antes mesmo de se conectarem às marcas.

Você sabia que ter um e-commerce influencia, positivamente, o desempenho da sua loja física?

Exatamente. Ter uma loja online trará bons resultados para sua loja física, desde que haja uma sinergia estratégica entre estes diferentes canais de vendas.

Pesquisas mostram que mesmo que a compra não seja realizada através do e-commerce, a internet pode ter um papel muito importante na decisão dos consumidores. Por exemplo, 19% das vendas offline já tiveram influência do meio digital. Os estudos acreditam que, em 5 anos, essa influência deve aumentar para 32% das vendas.

Além disso, a integração das experiências de compra online e offline é o principal segredo para implementar estratégias eficazes e diferenciadas que permitam atrair e fidelizar o cliente neste novo cenário pós-pandemia, conforme pontua o Portaltech.

Principais benefícios de ter um e-commerce

Há diversas vantagens de ter uma loja virtual, mesmo tendo uma loja física, sabia? Vamos destacar as principais.

Os seus clientes estão online

De acordo com o uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, o Brasil tem 152 milhões de pessoas que utilizam a internet, ou seja, 81% dos brasileiros. Neste contexto, a compra online acaba sendo mais uma ação que pode ser realizada neste ambiente virtual.

Além disso, ao contrário de uma loja física, e e-commerce possibilita um alcance geográfico muito maior.

Mesmo para quem tem loja física, a criação de um e-commerce é uma nova oportunidade estratégica para aumentar às vendas.

Pesquisa pela internet, mas a compra é na loja física

Como já vimos, há um grande contingente de consumidores que têm o hábito de pesquisarem online (comparar preços, tirar dúvidas técnicas, dentre outras), mas se sentem mais seguros comprando em uma loja física.

Uma pesquisa Digital 2020 apontou que 89% dos entrevistados brasileiros fazem buscas na internet antes de adquirir um produto em loja física.

Funcionamento 24/7

Enquanto a loja física tem horários e dias específicos para abrir e fechar, o e-commerce funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Isso não traz apenas comodidade para quem vende, mas também para quem compra.

Baixo custo operacional

Uma outra super vantagem de investir em um e-commerce, mesmo já tendo uma loja física, é que não é necessário um grande investimento inicial para abrir uma loja virtual.

Além disso, o custo operacional mensal também é baixo, sendo um excelente custo x benefício para o negócio

E-commerce e loja virtual: a importância da integração

Como foi visto, o consumidor está mais exigente. Logo, ele quer experimentar a loja virtual e a loja física dentro de uma experiência única.

Por exemplo, o consumidor quer flexibilidade de comprar através do e-commerce e poder optar por retirar o produto na loja física. Isso acontece porque ele vê a empresa como uma marca única e não quer saber se, em termos operacionais, há ou não uma divisão. Ele quer a satisfação durante toda a sua jornada de compra.

Mas, para isso, é necessário que a organização tenha uma integração entre a loja física e a loja virtual.

Por isso, é necessário fazer parceria com uma empresa especialista na criação e desenvolvimento de e-commerce para que a sua loja virtual não fique desintegrada em relação à sua loja física.

Está com dúvidas de como abrir um e-commerce? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas. A Agência 241 tem soluções personalizadas para atender o seu negócio e fazer com que suas vendas aumentem o ano todo, tanto através da criação sites, de landing pages, e-commerces, assim como o desenvolvimento de diversas estratégias de Marketing Digital.

Artigos Relacionados

10 Dicas Para Seu E-commerce Decolar em 2023​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.